DESTAQUE: Sob a presidência portuguesa, pólo da EUNIC em Nova Iorque reúne-se para delinear estratégias de afirmação cultural

• Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

O Consulado-Geral de Portugal acolheu na quinta-feira a mais recente reunião de trabalho do pólo nova-iorquino da EUNIC (European Union National Institutes for Culture), o braço cultural da União Europeia no mundo.

O encontro, que contou com a participação da maior parte dos 27 países que constituem o bloco, presencialmente e à distância, foi conduzido pelo actual Presidente da EUNIC, o português José Carlos Adão.

A reunião de trabalho arrancou com uma intervenção da cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, que sublinhou a importância da diplomacia e da cultura para o entendimento entre os povos.

“A EUNIC congrega os centros culturais europeus ou os organismos de cultura ligados a consulados de países da Europa acreditados em Nova Iorque”, explica o professor José Carlos Adão, coordenador-adjunto para o ensino do português nos EUA. “O seu objectivo é promover actividades e projectos para o ano inteiro, trabalhar em conjunto com parceiros locais e promover a cultura europeia e dos diferentes países em Nova Iorque, trazendo artistas e promovendo o debate de ideias à volta de questões da actualidade que nos preocupam”.

Da agenda de trabalho da 92.ª reunião do pólo nova-iorquino da EUNIC, constaram temas como a preparação da Noite de Literatura Portuguesa (“em que Portugal tem participado quase todos os anos”, nota Adão), do Dia das Línguas e a Noite Aberta dos centros culturais europeus na cidade – para além de também se ter debatido o Mês da Europa.

“A importância da EUNIC reside no facto de mostrar aos americanos a unidade entre os países da Europa, apesar da sua diversidade cultural”, afirma José Carlos Adão. “O que também se torna interessante para os americanos, dado que muitos deles se reveem nestes países e nestas culturais por ascendência”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *