Estátua de Bernardino Coutinho. Vergonha para uma comunidade e para um bairro onde o nosso legado merecia mais respeito.

Este é um tema que nos envergonha. Foi em Junho de 2019 que a estátua de Bernardino Coutinho foi inaugurada com a presença de altas individualidades, entre eles o senador Bob Menendez e o congressista Albio Sires, para além de representantes da cidade e do condado de Essex. A verdade é que 18 meses depois, a estátua do homem  que deu corpo e alma ao dia de Portugal, continua no chão à espera de melhores dias. Agora com um plástico somente na cabeça e em volta do pescoço, que nos atrevemos a dizer se fosse de outra etnia, já teria merecido reparos, pois é uma imagem ofensiva. Ofensiva à dignidade de um homem, da sua família, da comunidade que sempre prezou, à cidade que adoptou como sua e ainda mais ofensiva para com uma comunidade e para um bairro onde o legado português merecia sem dúvida muito mais respeito.

Contactámos o vereador Augusto Amador sobre esta situação que referiu, “conseguimos o dinheiro para pagar a colocação do busto no seu devido lugar, o que vai ser feito. Dentro de pouco tempo estará resolvido”.

Entretanto a comunidade continua à espera. Manuel Pereira residente no Ironbound referiu, “é uma vergonha para a nossa cidade e para o nosso bairro, fazem-se inaugurações, que entendemos têm um objectivo e não critico isso, critico sim o facto de passado praticamente ano e meio, a estátua continua ali e não existe justificação para com os residentes que formam esta comunidade. Se o problema é dinheiro, porque é que isso não foi explicado, de certeza que como comunidade poderíamos ter feito alguma coisa, mas enfim, somos e continuamos a ser uma comunidade entregue ao seu próprio destino, só contamos mesmo quando se realizam eleições ou os políticos precisam de alguma coisa de nós, essa é a nossa triste realidade”.

Entretanto a estátua de Bernardino Coutinho continua aí, incompleta e ornamentada com um cachecol que nos envergonha, e depois de quase  ano e meio e múltiplas chamadas de atenção, só não se sente quem não é boa gente, ou não tem respeito para com uma comunidade que já provou merecer mais.