EXCLUSIVO: EMPRESÁRIO MANUEL CARVALHO REVELA QUANDO DEVE REABRIR A CHURRASQUEIRA ‘BAIRRADA’…

184
FOTO: Jornal LUSO-AMERICANO O empresário Manuel Carvalho hoje em frente ao seu restaurante em Mineola, NY: encerrado desde dezembro

• Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

em Mineola, NY

➣Causas do incêndio ainda por determinar.

➣Reabertura prevista para finais de Março.

➣Decoração interior, a cargo de arquitecta em Portugal, vai mudar por completo, assim como a configuração do restaurante.

➣Continuará aberto todos os dias da semana e a oferecer serviço take-out.

Na primeira entrevista que concede depois do incêndio que quatro dias antes do Natal encerrou o seu popular espaço de restauração, o empresário português Manuel Carvalho revela ao jornal LUSO-AMERICANO que as causas do incidente estão ainda a ser examinadas por peritos.

“Sabe-se que começou no motor que faz trabalhar o exaustor, mas as razões do incêndio estão ainda a ser avaliadas”, diz Carvalho.

O empresário de Long Island também levanta a ponta do véu no que diz respeito à reabertura da Churrasqueira ‘Bairrada’: “Estamos todos a trabalhar arduamente para que tal aconteça em finais de Março – essa é a previsão possível neste momento.”

❝ESTAMOS A TRABALHAR ARDUAMENTE PARA QUE A REABERTURA ACONTEÇA EM FINAIS DE MARÇO❞

➫Manuel Carvalho, empresário de restauração

Manuel Carvalho abriu em 1993, então na Willis Avenue, aquele que seria o seu primeiro restaurante; três anos depois, a ‘Bairrada’ transitaria para a Jericho Turnpike, onde permaneceu até aos nossos dias.

De Portugal, de onde emigrou em 1984 para o estado de Nova Iorque, o bairradino traria a experiência de vários anos de serviço no conhecido ‘Pompeu dos Frangos’, em Anadia.

Sobre as renovações a serem feitas no restaurante, Manuel Carvalho diz que vão ser sobretudo estéticas. “Vamos continuar a funcionar de 2.ª a domingo e não estou a pensar em mudar nada no conteúdo do menu”, afirma. “O exterior também se deverá manter, muito embora o letreiro virado para a Jericho, que foi danificado no dia do incêndio, vá ser diferente.”

❝A DECORAÇÃO SERÁ MAIS CONTEMPORÂNEA, COM MOTIVOS INSPIRADOS EM PORTUGAL❞

➫Manuel Carvalho, empresário de restauração

Com a ajuda da arquitecta de interiores Elisabete Rodrigues, baseada em Portugal, Carvalho decidiu alterar a configuração interior do restaurante. “O bar, por exemplo, vai mudar de área e mesmo o espaço onde os clientes esperam por mesa vai ser muito mais agradável – sem que tenham de estar junto à sala”, avança. “No tocante à decoração, prefiro guardar surpresa, mas posso adiantar que será mais contemporâneo e terá motivos portugueses.”

A ‘Bairrada’ vai continuar a oferecer serviço de take-out e entregas ao domicílio via plataformas digitais.

“Um incêndio em si é sempre uma catástrofe, não importa a dimensão”, nota Manuel Carvalho. “Logicamente que ninguém pode operar sem seguros e que estes nos irão recompensar, mas temos 53 empregados sem trabalho. É muito difícil de manter ordenados durante todo este tempo, mas estamos a fazer o nosso melhor para os manter ocupados. Estamos juntos em tudo isto.”

❝SEI QUE ESTE INTERREGNO VAI SER ULTRAPASSADO E QUE VAMOS VOLTAR COM MAIS PUJANÇA E DETERMINAÇÃO❞

➫Manuel Carvalho, empresário de restauração

Reconhece o empresário: “Um incêndio é sempre muito complicado. Os prejuízos são bastante elevados, é uma fonte de receita que deixa de existir.”

Manuel Carvalho garante que, ao reabrir, a sua churrasqueira vai manter a mesma qualidade de serviço e gastronomia. “Não tenho qualquer dúvida disso, tanto assim é que estamos a tentar preservar os nossos colaboradores aqui para nada seja alterado nesse aspecto – nem mesmo o método de confecção.”

O imigrante bairradino termina agradecendo aos “clientes e comunidade em geral, que, através de todos estes anos, nos têm apoiado. Sei que este interregno vai ser ultrapassado e que vamos voltar com mais pujança e determinação.”

Tem ainda uma palavra de apreço para com os bombeiros de Mineola, “uma corporação de que muito me orgulho e cuja eficácia no combate ao fogo é amplamente conhecida. No dia do nosso incêndio, em menos de dez minutos estavam aqui a trabalhar e a fazer com que os prejuízos não tivessem sido maiores. O nosso muito obrigado a todos eles.”

FOTO: Jornal LUSO-AMERICANO
Fachada do popular restaurante Churrasqueira ‘Bairrada’, esta tarde, em Mineola, NY
FOTO: Jornal LUSO-AMERICANO
O empresário Manuel Carvalho hoje no interior do restaurante, onde decorrem as obras de reconstrução após o incêndio de Natal
FOTO: Jornal LUSO-AMERICANO
O empresário Manuel Carvalho hoje no interior do restaurante, onde decorrem as obras de reconstrução após o incêndio de Natal