FC PORTO: ‘Dragões’ já garantiram milhões da ‘Champions’

O FC Porto goleou, sábado, o Portimonense por 7-0, numa partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol em que os ‘dragões’ aproveitaram as debilidades defensivas dos algarvios para impor uma ‘chuva’ de golos.

Numa partida em que os ‘azuis brancos’ já venciam por 4-0 ao intervalo, o iraniano Taremi foi o jogador em destaque, com um ‘hat-trick’, desenhando aos 20, 34 e 47 minutos, o segundo de penálti, tendo Evanilson, com um ‘bis’ (40 e 60), Grujic (28) e Pepe (55) fechado o amplo resultado.

Com este triunfo o FC Porto garantiu, matematicamente, a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima época, com um encaixe financeiro mínimo de 37,4 milhões de euros, e também reforçou a sua liderança do campeonato, somando agora 82 pontos, mais nove que o Sporting.

Já o Portimonense, que até vinha de uma vitória na jornada passada, frente ao Famalicão, o único sucesso nos últimos 18 jogos, segue no 12.º posto, com os mesmos 32 pontos, e ainda não salvo nas contas pela manutenção.

Neste desafio, os ‘azuis a brancos’, que se apresentaram com apenas uma mexida no ‘onze’, com Evanilson a render João Mário, descaindo Pêpe para o lado direito da defesa, impuseram desde cedo um domínio, instalando-se no meio-campo contrário e deixando as primeiras ameaças por Evanilson.

Do outro lado, o Portimonense, que com muitas baixas, sobretudo na defesa, onde não conseguiu apresentar um central de raiz num ‘onze’ com sete alterações, tentava contornar essas debilidades e espreitar algum erro do adversário para armar contra-ataques, mas sem grande sucesso.