Folhas de Outono deram cor e inspiraram criatividade a uma excelente iniciativa dos alunos da escola portuguesa de Union

A escola portuguesa de Union é uma das mais emblemáticas escolas comunitárias da nossa comunidade.

Fundada em 1982, por um grupo de pais e encarregados de educação com filhos em idade escolar, a escola continua a ser dirigida por um grupo de pais, com alunos em idade escolar e sem qualquer afiliação a clubes ou organizações, sendo a parte pedagógica coordenada por um director pedagógico.

A missão da escola passa por manter viva a língua, a cultura e as tradições portuguesas, mantendo sempre presente um alto nível de qualidade a nível de ensino de modo a que os jovens possam enfrentar os desafios do futuro e tirar vantagem de saber uma língua, que é somente uma das mais faladas em todo o mundo.

O ano de 2020 está marcado por uma ligação à pandemia e a realidade virtual, foi um dos grandes baluartes para este ano lectivo, tendo a escola sido uma das primeiras a adaptar uma plataforma com os olhos postos no futuro. Mas a escola sabe da importância de manter vivos hábitos e necessidades das crianças e assim manter presente, uma aproximação personificada, numa sociedade cada vez mais conectada com a realidade tecnológica.

Nessa linha de pensamento e para assinalar a entrada numa nova estação do ano, a escola promoveu um concurso de trabalhos manuais, onde as crianças tiveram a oportunidade de mostrar os seus dotes, usando simples folhas de árvore.

A criatividade das crianças surpreendeu, como que um suspiro a dizer, “já queremos de novo a nossa realidade, a realidade de ir a uma sala de aula, de brincar com os nossos amigos, de disfrutar de momentos que para sempre ficam marcados no nosso pensamento”.

Infelizmente, esta pandemia teima em manter bem presente uma triste realidade, em que nem as crianças escapam. Casa vez mais ouvimos os relatos de crianças que contraíram o vírus, que lutam também elas com as vicissitudes de um vírus, que à muito já provou que não olha a idades, que não escolhe vítimas.

O trabalho das crianças de Union foi exemplar, e o sorriso no rosto de cada uma delas valem realmente mais do que mil palavras. A genialidade de cada trabalho tem realmente paralelo na magnitude de cada um dos sorrisos. Parabéns!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *