Ironbound: Inauguradas câmaras de vigilância que prometem tornar o Bairro Leste ainda mais limpo e seguro

Por ANGÉLICA PINTO

O evento que introduziu este novo programa teve local marcado na intercepção Five Corners (Merchant & Ferry Strs.), junto a um dos dispositivos, e contou com a presença do Mayor Das J. Baraka e da Deputy Mayor Alisson Ladd, a quem Vince Baglivo (Director Executivo do IBID) agradeceu a presença e a ajuda no desenvolvimento e melhoria dos negócios locais e da cidade, especialmente depois da pandemia COVID-19.

Estiveram também presentes na inauguração: Michael Silva (Councilman de East Ward), Fritz Fragé (Newark Public Safety Director), Manuel Lopes (Presidente do IBID); e ainda representantes do Department of Economic & Housing Development e representantes do Iron- bound District’s Business Community.

O investimento de 42 mil dólares foi necessário após outras medidas terem sido tomadas e centenas de dólares serem gastos em limpezas adicionais destas ruas, não tendo sido suficientes, confessou o Director Executivo do IBID, Vince Baglivo.

Para além da localização mencionada anteriormente, que não será fixa devido a necessidades que possam surgir, existe outra câmara já instalada junto ao Peter Francisco Park. Ambas prometem ser a solução da luta que até agora parecia não ter fim, numa zona que se encontra em constante crescimento.

Manuel Lopes, presidente do IBID, considera que este será um programa positivo para todos. “Para pessoas que vivem, trabalham ou visitam o distrito do Ironbound, há um beneficio em ter uma ajuda extra no que toca a manter a nossa comunidade mais limpa, segura e acolhedora”, concluiu Lopes.

A ideia de instalar estes equipamentos surgiu graças ao sucesso dos mesmos na cidade de Camden, NJ, que poupou milhões de dólares em limpezas adicionais, extinguiu registos de depósitos incorretos, e ainda, passou a oferecer uma resposta mais rápida a solucionar novos casos.

Já foi comprovado que estas câmaras aumentam a segurança dos locais. Possuem um software que mostra em tempo real e grava o que está a acontecer no local, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet (incluíndo telemóveis). As unidades podem ser rapidamente movidas, são carregadas a energia solar e podem ser programadas conforme as necessidades que surgirem, incluindo enviar mensagens de áudio e sinais de luzes. Os movimentos detectados pela câmara podem avisar os criminosos que estão a ser vigiados e podem ajudar a prevenir inúmeros crimes.

São esperados resultados igualmente positivos para a adopção desta medida no Ironbound, já tendo até sido pensadas medidas que penalizam as pessoas consideradas culpadas.

Apesar de ainda não estar prevista a instalação de mais aparelhos de vigilância noutros pontos do Bairro Leste, conforme os resultados e necessidades emergentes, não foi descartada a adição de mais ao programa.