Kearny: Ranchos adulto e infantil celebraram aniversários com grande festa

Em 1981, o saudoso Agostinho Cardoso fundou a Associação Cultural Portuguesa de Kearny com o intuito de propagar a cultura lusa na América. Um grande sonho que se realizava, com o objectivo de manter o convívio das crianças nascidas na América em contato com a cultura nativa de seus antepassados, envolvendo idioma, costumes, danças e cantares.

O projecto do Senhor Agostinho (in memorian) realizou-se, pois, hoje, os ranchos, tanto a fase adulta que celebra 41 anos, como a infantil que já completa 30 anos, em total harmonia e actividades. O Centro Cultural tornou-se uma segunda casa para estas famílias, com as portas sempre abertas para o lazer e cultura.

Ao longo do ano muitas actividades são realizadas pelo ACP para promover o convívio, como aulas de Português, “Noite da Gaita” em que jovens de vários clubes se reúnem numa verdadeira maratona a expor seus talentos com os instrumentos, tipicamente portugueses. Os eventos de verão, bastante frequentados também por outras culturas. Tony Cardoso, director dos ranchos, sente-se extremamente orgulhoso por proporcionar isso aos jovens e crianças que já se encontram na quarta geração, pondo em prática os sonhos de seu pai.

A festa de celebração foi realizada na noite de sábado, com total lotação no Sport Club Português, contou com um farto e variado buffet, servido pelo renomado New Adventure Catering.

A graça da dança das crianças, com seus passinhos muito bem ensaiados e indumentária impecável, para orgulho dos pais. O rancho adulto mostrou o talento dos jovens envolvidos desde crianças com a cultura do berço de seus pais.

Ele agradece a presença de todos os convidados, principalmente o prefeito de Kearny, Albert G. Santos, o Cônsul-Geral Luís B. Sequeira, José Carlos Adão, do Instituto Luís de Camões e todas as celebridades que ocuparam na data tão especial a mesa de honra.