MAYOR PALLONE EM EXCLUSIVO AO LUSO-AMERICANO:

“As credenciais e experiência de Dominick Saldida serão fundamentais para liderar o nosso departamento de segurança pública”

Dominick Saldida começou a desempenhar funções de director de segurança pública na cidade de Long Branch no passado dia 1 de Dezembro. A cerimónia de apresentação oficial não se realizou ainda, devido à pandemia de Covid-19, e será realizada em próxima data a anunciar.

O LUSO-AMERICANO contactou o mayor da cidade John Pallone, que referiu, “assim que começamos a pensar na criação deste cargo sabíamos que teríamos que contratar uma pessoa capaz de ir ao encontro das nossas expectativas, somos uma cidade muito diversificada, onde portugueses, brasileiros e latinos fazem parte das nossas dinâmicas. Assim que vimos as credenciais de Dominick Saldida, notámos que ia ao encontro das nossas necessidades, pois é um homem e profissional com larga experiência, que fala português e espanhol e que tem um grande sentido de comunidade, perante esse facto sabíamos que era um grande candidato e depois comprovámos que tem as qualidades imprescindíveis para esta posição, pois vai liderar dois departamentos, o de polícia e o de bombeiros, cargos que desempenhou em duas outras cidades, para além da sua experiência no departamento de polícia em Newark, onde liderou as operações de uma força de 1,800 elementos. Estamos muito contentes com esta decisão”.

Mário Vieira é vereador na cidade e luso-americano e referiu também, “a escolha de Dominick Saldida é muito importante para a cidade de Long Branch, já que Saldida é um homem da comunidade e a sua forma de ser e de estar vai ser muito importante para o nosso departamento de segurança público, depois o seu currículo fala por si e a sua experiência vai ser determinante para que possamos atingir os nossos objectivos, para além do facto de falar português e espanhol, o que é muito importante numa cidade tão diversa como a nossa, posso dizer que Saldida assenta como uma luva neste cargo”.

O novo director de segurança pública referiu, ”é um grande orgulho vir liderar este departamento, vinha à praia a Long Branch com os meus pais e esta cidade é  também uma referência, quero com a minha experiência e as minhas ideias, trabalhar em equipa com todos os membros do departamento e com a administração de modo a que possamos atingir os objectivos que temos em mente, vou trabalhar com a alegria e energia com que sempre trabalhei desde que patrulhava as ruas de Newark para atingir os objectivos propostos e os objectivos que estiveram na base da minha vinda para Long Branch, em equipa vamos atingir todos os nossos objectivos”.

Saldida é um nome que dispensa apresentações.  26 anos de serviço no departamento de polícia de Newark onde através de um trabalho exemplar atingiu o posto de ‘Deputy Chief”, foi também um dos fundadores do Portuguese American Police Association (PAPA).

Nascido em Newark filho de imigrantes portugueses Ílhavo, o pai e a mãe da Murtosa, recebeu desde cedo os valores e a educação que considera fundamentais “os meus pais eram trabalhadores comuns, o meu pai trabalhou na indústria química na Doremus Ave., e a minha mãe era operadora têxtil”.

Lealdade e respeito são valores que mantém e que continua a usar no seu dia a dia, já que considera que são esses valores que  “valorizam como profissionais, que nos fazem entender o ambiente que nos rodeia”.

 Depois de Newark, Dover e East Orange, Saldida chega a Long Branch determinado a trabalhar de acordo com as necessidades da comunidade, onde a presença portuguesa é notória.

A comunidade portuguesa essa recebeu Dominick Saldida com bastante alegria. Joaquim Rodrigues, um residente de Long Branch à mais de 30 anos referiu, “é sempre bom ver portugueses no centro das decisões, já conhecia o senhor Saldida e sei que vai zelar pelos nossos interesses como bom Murtoseiro que é, foi uma muito boa escolha”.