Quanto lhe vai caber do pacote de estímulo aprovado pelo governo

680

O Congresso chegou a acordo na manhã de quarta- feira sobre um pacote de estímulo de 2 biliões de dólares destinado a ajudar famílias e empresas a passar pela pandemia do coronavírus.

O dinheiro da conta de alívio do coronavírus será uma tábua de salvação para as famílias que perderam os seus empregos ou não conseguem trabalhar devido ao coronavírus.

Mas quem vai receber um cheque? Vai se qualificar?

Algumas das respostas não são claras, uma vez que os legisladores continuam a trabalhar na linguagem exacta do projecto de lei.

Eis o que sabemos até agora.

Posso me qualificar para obter uma verificação de estímulo?

Se ganhar muito dinheiro, não se qualificará.

Os indivíduos são elegíveis se tiverem tido um rendimento bruto de menos de $75.000 por ano, ou $150.000 para casais que apresentem impostos em conjunto.

Os contribuintes devem ainda ter “rendimentos elegíveis” de, pelo menos, 2.500 dólares, e ter “responsabilidade fiscal líquida superior a zero”, ou rendimento bruto superior à dedução padrão. Os “rendimentos elegíveis” incluem rendimentos auferidos, prestações sociais, prestações de pensões e outros rendimentos de reforma.

Espera-se que as elimi- nações faseadas comecem para indivíduos com rendimentos brutos ajustados superiores a $75.000, e as eliminações faseadas come- çam nos $150.000 para casais. Solteiros que ganham mais de $99.000 não se qualificam, nem casais casados que ganham mais de $198.000.

Quanto custa um estímulo?
De acordo com a versão actual do projecto de lei: Os indivíduos obteriam o menor de $1.200 ou o seu passivo líquido de imposto sobre o rendimento, mas não menos de $600; Aqueles que apresentarem impostos juntos rece- beriam o menor de $2.400 ou o seu imposto sobre o rendimento líquido, mas não menos de $1200.

Os pais receberiam mais 500 dólares por cada “criança qualificada”.

Os meus filhos também vão ter uma verificação de estímulos?

Se reclamar o seu filho como dependente, receberá mais 500 dólares por criança. Parece que também receberia 500 dólares para um estudante universitário que alega ser dependente, mesmo que o estudante apresente a sua própria declaração de impostos.

E se eu não me qualificar para receber uma verificação de estímulos? E se me deixarem de fora?

Os especialistas acreditam que haverá mais pacotes de estímulos no futuro, e esses podem dirigir-se a pessoas que ficaram de fora deste.
Mas se perdeu o emprego e se qualificou para subsídio de desemprego, este pacote de estímulos dá-lhe um cheque maior. Espera-se que adicione 600 dólares por mês aos cheques de desemprego dos trabalhadores individuais nos próximos quatro meses.

Quando vou receber o meu exame de estímulo?

O momento exacto dos pagamentos directos de uma só vez ainda não é claro.

“Assim que o Congresso aprovar, vamos resolver em três semanas”, disse o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, na semana passada.