UNIVERSIDADE NORTE-AMERICANA RECEBEU DONATIVO DE $10 MILHÕES DE IRMÃOS CABO-VERDIANOS

O ex-tesoureiro do estado de Connecticut e agora executivo cabo-verdiano Francisco Lopes Borges e os irmãos anunciaram um donativo de 10 milhões de dólares à sua ‘alma matter’, o Trinity College, na cidade de Hartford – em honra dos pais. O montante destina-se a um fundo de bolsas de estudo a beneficiar alunos de famílias carecidas e é o maior alguma vez recebido por aquela instituição superior de ensino.

Os irmãos, que nasceram em Cabo verde quando aquela nação africana era colónia portuguesa, pretendem desta forma reconhecer as oportunidades que também se lhes surgiram enquanto estudantes universitários, uma vez que todos eles contaram com apoios financeiros para se tornarem na primeira geração da sua família com um canudo.

O donativo é uma homenagem aos pais dos irmãos Borges, os emigrantes cabo-verdianos Maria Luísa Lopes Borges, falecida no ano passado vítima de COVID-19, e Manuel Lopes Borges, que morreu em 1971; a família de 5 rebentos emigrou em 1958 de Cabo Verde, estabelecendo-se na cidade de New Haven, estado de Connecticut; quatro dos filhos formaram-se pelo Trinity College.

Francisco Lopes Borges, 70, nasceu em Cabo Verde e é o mais velhos dos 5 irmãos. Cresceu em New Haven e até os 8 anos só falou português; frequentou a Millbrook School com uma bolsa de estudos e obteve um bacharel em artes pelo Trinity College em 1974, tirando seguidamente Direito pela University of Connecticut em 1978.

Foi tesoureiro estadual de 1987 a 1993, concorrendo pelo partido democrata.

“A nossa mãe desde cedo nos incutiu a importância do trabalho árduo  do sentido de comunidade”, afirma Francisco Lopes Borges. “Os nossos pais sempre nos fizeram ver que, seja qual for  medida do sucesso que alcançarmos na vida, devemos sempre partilhar essas bênçãos com os outros.”

Em reconhecimento à generosidade dos Borges, a universidade vai rebaptizar o seu ‘Admissions Center’ com o nome ‘Manuel and María Luisa Lopes Borges’.

Os outros irmãos que frequentaram o Trinity College são Peter L. Borges (1980), Francesca Borges Gordon (1982) e Maria Borges Correia (1985);  irmã Joaquina Borges King formou-se pela Wesleyan University.

Francisco L.Borges deixou a arena politica para seguir carreira na Wall Street.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *