VIDA DO LUSO-DESCENDENTE DAVID RODRIGUES DEU UM LIVRO DE HUMOR. O GIGANTE ‘BARNES & NOBLE’ PUBLICOU-O

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Há vidas que dão um livro. A do luso-descendente David Rodrigues, 35, conta-se em 118 páginas e tem por título ‘100 Portuguese Moments In a Not So Portuguese World’ (qualquer coisa tipo ‘100 Momentos Portugueses Num Mundo Não Tão Português’).

Filho de emigrantes de Viseu (o pai) e Lisboa (a mãe), David é o único membro imediato dos Rodrigues com os Estados Unidos na certidão de nascimento. “Toda a minha família nasceu em Portugal, incluindo a minha irmã. Eu sou o único que nasceu cá”, conta, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Apesar disso, os meus pais educaram-me primeiro como português e só depois como americano.”

David Rodrigues com um exemplar do seu primeiro livro

DE NEW JERSEY À FLÓRIDA

A infância – e adolescência – de David Rodrigues não diferem da de tantos outros luso-americanos. Nasceu em Belleville, NJ e cresceu em Lodi. Em casa, os almoços e jantares eram de comida caseira (e portuguesa, claro). ‘Fast food’ nem pensar! Muitos dos fins-de-semana passavam-se no clube português – a ouvir música pimba e a comer bifanas. A lancheira que levava para a escola cheirava a chouriço – especialidade que cedo se viu obrigado a descrever aos colegas e amigos americanos… As férias de verão, essas, eram longe de qualquer Disney World – ou seja, na casa dos avós em Portugal.

São uma centena de episódios caricatos que David Rodrigues foi buscar precisamente às memórias de infância que agora publica em livro de capa dura, sob a chancela da ‘Barnes & Noble Press’ [https://www.barnesandnoble.com/w/100-portuguese-moments-in-a-not-so-portuguese-world-david-rodrigues/1138978284;jsessionid=048BE7FC362768351AEF64419AEB828B.prodny_store01-atgap13?ean=9781666253054]; a obra saiu no final do mês de Fevereiro com tiragem inicial de cerca de 82 mil exemplares.

DOIS PAÍSES, DOIS MUNDOS

À parte a rigidez da educação portuguesa que recebeu em casa (“e que não trocava por nada”, faz questão de notar), a trajectória de vida de David foi sempre um misto dos dois países que carrega no ADN. Fez o liceu em Lodi e ainda tirou Letras na universidade, que não terminou para fazer carreira de baterista e andar em digressão pelo país. Especialista em Saúde, Segurança e Ambiente, trocou New Jersey por Winter Garden, nos arredores de Orlando, FL (onde diz ter como vizinho o futebolista Nani) e onde à noite começou a publicar pequenos vídeos de culinária portuguesa nas redes sociais. “Nesse processo, apercebi-me de que, quando fazia referências aos meus pais e à forma como me educaram, não apenas as pessoas reagiam positivamente, como se reviam nessas situações”, conta. “Daí veio a ideia de escrever o livro.”

A trabalhar confinado em causa por causa da pandemia, Rodrigues pôs mãos à obra e terminou o livro – feito a quatro mãos com a colaboração da mulher, que ajudou a desenhar a capa e o recheio gráfico da obra. “Por enquanto ainda só está à venda online no portal da ‘Barnes & Noble’, mas se as vendas subirem, poderá passar para as prateleiras das lojas físicas”, refere.

UM SEGUNDO LIVRO – E O SONHO DE CHEGAR À TV

David garante que o material para a obra é mesmo inspirada na sua própria vivência. “O difícil foi escolher as 100 situações para incluir no livro”, reconhece. “É possível que venha a publicar um segundo.”

Adaptá-lo para a TV ou para o cinema é um sonho, “ou quem sabe fazer pequenos sketches. O que é certo é que há espaço no mercado para pessoas como eu. Afinal, cada vez há mais luso-americanos que se identificam com este tipo de experiência e menos emigrantes a virem de Portugal.”

Os pais, que ainda vivem em New Jersey, já leram o livro. “A minha mãe diz com piada que vão pensar que ela é doida”, afirma David. “Na verdade, até acho que é um bocado… ou seja, todos nós, portugueses, temos uma dose de loucura. Não é?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *